Depois de muito tempo de investigação, os conceitos, processos e estratégias que as crianças desenvolvem ao longo do seu percurso até à alfabetização passaram a ser alvo de preocupações constantes por parte dos profissionais de educação.
Assim, uma das questões fulcrais sobre a aquisição da literacia desenvolveu-se com intuito de compreender o porquê das diferenças na aprendizagem da leitura, significa que com o mesmo método de ensino utilizado, existem diferentes ritmos de aprendizagens, sendo que algumas estratégias pedagógicas adoptadas são eficazes para a aquisição da leitura nalgumas crianças, enquanto que noutras, o domínio da leitura parece constituir um grande obstáculo para o sucesso escolar.
Partindo do pressuposto de que a escrita codifica a linguagem, a reflexão sobre o escrito e o oral favorecem a compreensão do princípio alfabético. Assim sendo, actividades que promovam a consciência das entidades fonémicas favorecem a aquisição da estrutura fonológica das palavras que, interligadas com o conhecimento das letras e com a codificação das unidades orais, permitem compreender e desenvolver o princípio alfabético e a literacia.
Assim, uma das questões fulcrais sobre a aquisição da literacia desenvolveu-se com intuito de compreender o porquê das diferenças na aprendizagem da leitura, significa que com o mesmo método de ensino utilizado, existem diferentes ritmos de aprendizagens, sendo que algumas estratégias pedagógicas adoptadas são eficazes para a aquisição da leitura nalgumas crianças, enquanto que noutras, o domínio da leitura parece constituir um grande obstáculo para o sucesso escolar.
Partindo do pressuposto de que a escrita codifica a linguagem, a reflexão sobre o escrito e o oral favorecem a compreensão do princípio alfabético. Assim sendo, actividades que promovam a consciência das entidades fonémicas favorecem a aquisição da estrutura fonológica das palavras que, interligadas com o conhecimento das letras e com a codificação das unidades orais, permitem compreender e desenvolver o princípio alfabético e a literacia.
Sem comentários:
Enviar um comentário