sexta-feira, 11 de junho de 2010

Actividades educativas sobre a Ortografia






Segundo Frith (1985), a leitura e a escrita desenvolvem-se em três fases, especificamente a Logográfica, a Alfabética e a Ortográfica.
Numa primeira fase (Logográfica), a criança inicia a leitura, reconhecendo palavras utilizadas no seu quotidiano, enquanto na Alfabetização, recorre a regras de correspondência fonema-grafema, que aplica na leitura e na escrita. Desta forma, promoverá a descoberta de regularidades gráficas em palavras que não constam do seu reportório. Assim sendo, enriquecerá o seu desenvolvimento na escrita, através de palavras que não fazem parte do seu léxico ou do seu conhecimento ortográfico.
Relativamente à Ortografia, a criança reconhece palavras escritas ou escreve-as, demonstrando a sua percepção das variações fonéticas de uma mesma letra ou conjunto de letras abordadas em diferentes contextos. Esta lê com base na analogia e apoia-se em normas de correspondência grafemas-fonemas.
O desenvolvimento da criança nestas etapas só será produtivo se a estrutura gráfica da língua em uso, o método do professor e as diferenças individuais forem adequados às capacidades que as crianças possuem. Desta forma, é essencial que o educador/professor promova actividades estimulantes para que as mesmas desenvolvam competências de ortografia e enriquecimento de vocabulário.

Actividades sobre a ortografia

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