sexta-feira, 11 de junho de 2010




A criação do blogue surgiu no âmbito da unidade curricular Introdução à Didáctica do Português e visa a apresentação das diversas temáticas abordadas ao longo do período semestral. As temáticas encontram-se inseridas num portefólio digital, dispostas segundo os temas desenvolvidos em aula: a Didáctica das Línguas: alguns conceitos básicos (linguagem e aprendizagem: propriedades da língua e uso da língua; definição e acepções actuais em Didáctica das Línguas; fundamentos e vertentes da Didáctica do Português; comunicação linguística e contextos de diversidade linguística e cultural; competência comunicativa e linguística; sociolinguística; pragmática; plurilingue ou pluri ou intercultural).
Outras das temáticas abordadas no contexto da unidade curricular Introdução à Didáctica do Português estão relacionadas com as competências essenciais do conhecimento da Língua Portuguesa (domínio oral - a compreensão e a expressão orais; o desenvolvimento da consciência fonológica; planificação de actividades sobre o desenvolvimento da linguagem oral, destinadas ao pré-escolar e ao 1º ciclo do Ensino Básico), com a compreensão e a expressão escritas (leitura, actividades cognitivas implicadas na leitura e na escrita; modelos ascendentes, descendentes e interactivos; vias de acesso para o ensino da decifração; planificação de actividades educativas sobre a dimensão gráfica da escrita; a dimensão ortográfica; acordos ortográficos; perspectivas actuais sobre as causas mais frequentes do erro ortográfico; análise e tipologias de erros, com recurso a exercícios) e com o desenvolvimento da consciência linguística (lexical, morfológica, sintáctica e semântica).
Neste blogue estão expostos uma série de materiais ligados à uc em questão, bem como os trabalhos realizados individualmente e em grupo, pelas alunas do curso Licenciatura em Educação Básica. Encontram-se ainda disponíveis alguns documentos com informações adicionais aos trabalhos desenvolvidos.



Esta UC está organizada com o intuito de aprofundar e consolidar aspectos estruturais e de funcionamento da Língua Portuguesa, constituindo bases teóricas, de experimentação e de pesquisa, essenciais ao conhecimento dos contextos da Educação Básica, dando particular ênfase ao Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos.
Assim, as aprendizagens desta unidade curricular visaram o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no contexto da diversidade linguística e cultural e do desenvolvimento tecnológico actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário